terça-feira, 17 de julho de 2007

FIAT 500: Finalmente foi apresentado!

Exactamente 50 anos depois do lançamento da “Nuova 500” em 4 de Julho de 1957, a FIAT lançou finalmente no mercado o seu novo modelo 500. Ver AQUI e AQUI.
O 500 pertence a um grupo restrito de viaturas de culto, que mais do que um veículo, são uma forma de estar na vida, juntamente com o VW Carocha e o Citroën 2CV.
A “Nuova 500” chegou mesmo a ser eleita em Inglaterra, como a viatura mais sexy de sempre.
Todo o mundo
aguardava com grande entusiasmo o lançamento do 500 para o século XXI, numa campanha sem precedentes a nível mundial, e o carro tem tudo para vingar e se tornar num novo mito e numa peça de colecção, até porque apesar de se poderem vir a fabricar Milhões, quase que é possível cada um dos 500 ser um automóvel único, tal a quantidade de possibilidades, opções e soluções geniais inventadas para este modelo, sem comparação até hoje em toda a história dos automóveis.
Quem se poderia lembrar por exemplo, de fazer chaves com possibilidades infinitas de personalização através das capas plásticas, senão a FIAT?

Na minha opinião pessoal, o carro stock já é bonito, mas personalizado com cromados, símbolos e faixas decorativas, fica o máximo.

Quanto aos interiores, as possibilidades são imensas e todas de muito bom gosto e estilo único e muito adequado ao espírito deste modelo.
O Interior está ainda repleto de soluções engenhosas e inéditas!

Não esquecer ainda que o tecto pode ser em chapa, em vidro fixo ou então em vidro de abrir, bem como todos os vidros podem ser coloridos (escuros).

Os 3 motores para já disponíveis, são todos interessantes, sem serem espectaculares; esses vão aparecer mais tarde, como é lógico.
- O 1.2 8v apresenta cerca de 70cv, o que desde logo garante um comportamento bem despachado, principalmente em cidade.
- Depois temos o 1.4 16v, já com 100cv, o que faz com que este 500 possa ser considerado já uma viatura semi-desportiva, pois para além de uma boa potência, vem já com travões de discos às 4 rodas e possibilidade de suspensão sport.
- Quanto ao diesel, para já temos o 1.3 16v Multijet com 75cv, que consegue um comportamento ligeiramente superior à versão base a gasolina, e será o mais indicado para quem faça bastantes kms.
Mais tarde deverá surgir uma versão desportiva a diesel, equipado com a versão de 105cv do 1.3 Multijet, bem como o tão aguardado motor a gasolina turbo comprimido de apenas 2 cilindros e 900cc, também com 105cv.

Recorde-se que os “Nuova 500” tinham motores bi-cilíndricos refrigerados a ar.
Finalmente para a versão Abarth estará reservado o 1.4 16v turbo com 155cv, ou quiçá 180cv!
Sem dúvida um carro apaixonante, que tem uma grande vantagem em relação ao “Nuova 500” da década de 50; agora qualquer um cabe lá dentro, pois o carro tem já umas razoáveis dimensões.
- Percam um tempinho e configurem o "vosso" 500 em: http://www.fiat500.com/

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